
Scanning Kodachrome-Slides with SilverFast Ai 6.6
New And Better, Profiled Kodachrome Scanning by David Brooks
psd.Mag Photoshop Artikel: SilverFast Kodachrome-Workflow
Digitalização de slides Kodachrome com SilverFast Ai v6.6 e scanners de filme Nikon sob Apple-Macintosh
![]() |
Learn more about
Kodachromes and the new SilverFast 6.6 (Kodachrome Workflow Flash) |


Enfim, com os progressos significantes na versão 6.6 de SilverFast Ai, existe uma possibilidade de alta qualidade de trazer à tona os tesouros analógicos dos slides Kodachrome, ou seja digitalizá-los com calibração IT8, dinâmica máxima e eliminação de poeira.

«…Sem poeira e arranhões? Kodachromes são diapositivos K14, e a ICE funciona, na melhor das hipóteses, só no LS9000! » assim, a opinião generalizada - correto! Porque, com os scanners de filme de 35 mm da Nikon, uma eliminação de poeira e arranhões baseada em infravermelho aceitável era quase impossível até então.
Pelo menos para usuários de Apple-Macintosh, isso mudou a partir de SilverFast Ai versão 6.6 com a nova iSRD. A nova iSRD, parecida com ICE-Technologies, é uma remoção de poeira e arranhões baseada em infravermelho. Mas a iSRD trabalha de maneira muito diferente e, além disso, sua intensidade é adaptável e controlável pelo usuário. Além da pré-visualização segura há ainda a possibilidade de combinar iSRD com SRD. SRD é a variante da eliminação de poeira e arranhões baseada em software sem tecnologia infravermelho. Na SRD podem ser criadas mais três camadas (em relação à iSRD) de correção com máscaras individuais.




Quem digitaliza Kodachromes sem calibração IT8 adaptada, geralmente vivencia o "milagre azul": todas as digitalizações têm uma distorção forte para o azul. Mesmo o modo Kodachrome disponível no software original minimiza pouco este efeito, porque falta uma calibração específica do dispositivo. Só com a calibração IT8 de SilverFast com target IT8 Kodachrome é possível eliminar por completo a distorção para o azul. Infelizmente, a Kodak parou a produção dos targets IT8 Q60 em filme Kodachrome por volta de 1999. Atualmente se encontram no mercado - se se encontram - só quantidades mínimas destes targets. Por isso, foram criados para SilverFast Ai v.6.6 perfis ICC Kodachrome genéricos para todos os scanners de filme Nikon suportados e implementados no software. Com isso, o usuário tem pelo menos uma boa base de partida, especialmente quando ele não pode efetuar a própria calibração IT8 para Kodachromes.


Kodachromes com gama dinâmica máxima
A digitalização de Kodachromes é um grande desafio para com a gama dinâmica. Kodachromes atingem uma gama dinâmica de até 3,8 – isto equivale a 6300 tons de cinza ou uma gama de contraste de 1:6300 !
Graças à técnica Multi-Exposure, esta imensa gama dinâmica pode ser digitalizada completamente com scanners de filme Nikon. Assim é garantido que nenhum detalhe nas áreas de sombra dos Kodachromes seja perdido.
Faça aqui um download da versão demo!
Perfis Kodachrome não estão inclusos em SilverFast SE.
fotoforum 1/2010